Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
SEGURANÇA

A cada dia, 15 pessoas são presas por porte de arma em SP

Maria Vitória Ramos

Publicado em: 26/05/2019
Atualizado em: 11/09/2023

Nos últimos três anos, 16.097 pessoas foram presas por andar armadas no Estado de São Paulo. Dessas prisões, 92% foram feitas em flagrante. É o que apontam dados obtidos pelo Fiquem Sabendo via Lei de Acesso à Informação.

Na quarta-feira (22), o governo do presidente Jair Bolsonaro publicou o novo decreto que regulamenta o posse e porte de arma de fogo no país. Diante da discussão, o Fiquem Sabendo está levantando dados sobre os efeitos da legislação vigente atualmente.

Na semana passada publicamos um levantamento feito no DataSUS revelando que 49.708 peessoas foram mortas vítimas de arma de fogo no país em 2017.

No Estado de São Paulo, 15 pessoas são presas por andar armadas por dia. Somados os 16 mil dos últimos três anos, esse único crime é responsável por 7.13% de toda a população prisional (SAP 2017). Veja na tabela abaixo os números por ano e por tipo de prisão.

[table id=19 /]

Fonte: Boletim Estatístico Eletrônico (B.E.E), da Polícia Civil do Estado de São Paulo

É interessante observar que, diferente dos demais crimes hediondos analisados no levantamento (reproduzidos nos parágrafos acima), a prisão por porte de arma se dá majoritariamente mediante flagrante.

[table id=21 /]

Fonte: Boletim Estatístico Eletrônico (B.E.E), da Polícia Civil do Estado de São Paulo

A variação anual não foi expressiva. De 2016 pra 2017, foram presas 9% pessoas a menos. De 2017 pra 2018 a queda foi de apenas 5%. Veja o gráfico abaixo

Fonte: Boletim Estatístico Eletrônico (B.E.E), da Polícia Civil do Estado de São Paulo

Quer acompanhar a Lei de Acesso à Informação e todas as suas possibilidades? Então assine a Don't LAI to me, uma newsletter para quem quer informação direto da fonte!

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image