Home > Segurança > 45 internos da Fundação Casa morreram de 2013 para cá no Estado de SP

45 internos da Fundação Casa morreram de 2013 para cá no Estado de SP

A Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), órgão do governo de São Paulo responsável pela aplicação de medidas socioeducativa impostas pela Justiça a adolescentes infratores, registrou 45 mortes entre seus internos entre janeiro de 2013 e abril deste ano. É o que apontam dados obtidos pelo Fiquem Sabendo por meio da Lei de Acesso à Informação.

Veja, no quadro abaixo, a evolução dessas mortes, ano a ano:

2013 – 8

2014 – 13

2015 – 10

2016  – 7

2017 – 4

2018 – 2

2019 – 1

Mortes ocorrem fora dos centros

Os números abrangem mortes de internos da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo. De acordo com os dados oficiais, essa estatística abrange tanto mortes de causas naturais, decorrentes de doenças como câncer, por exemplo, quanto aquelas provocadas em confrontos com policiais militares.

Na maioria desses casos em que o adolescente morreu após ser baleado por agentes do Estado, o suposto confronto se deu fora do centro de atendimento. Na data da morte, contudo, o adolescente se encontrava na condição de interno, em um hospital público.

As 45 mortes incluem 11 mortes em que houve esse tipo de confronto com policiais. A própria base de dados Fundação CASA obtida pela reportagem detalha, em alguns deles, que o adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de dar entrada no centro de atendimento.

Os dados incluem um caso, ocorrido em 2013, de um adolescente que morreu por asfixia após a inalação de fumaça durante incêndio provocado pelos próprios internos, segundo a Fundação CASA.

[table id=23 /]

Acesse a planilha na íntegra aqui.

Quer saber tudo que acontece no universo da Lei de Acesso à Informação e receber tutoriais práticos? Assine a newsletter Don’t LAI to me!

Leia mais sobre a Fundação CASA:

Reincidência entre internos da Fundação Casa é de apenas 16%

10 atos infracionais mais cometidos por 7.425 menores detidos em 2015

Deixe uma Resposta