Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe do Fiquem Sabendo FS
Preparamos um dashboard para ilustrar o impacto financeiro gerado aos cofres públicos pelos mais de 300 militares expulsos das Forças Armadas como punição pela prática de crimes. Graças ao Estatuto dos Militares, as expulsões convertem soldos em pensões para seus familiares. Por essa condição, são chamados “mortos fictos” (mortos fictícios). Publicamos a lista da Marinha e da Aeronáutica na edição #107 da newsletter Don't LAI to me. O Exército não concedeu acesso. Os custos superam R$ 4,5 milhões.
Acesse aqui o dashboard criado pela FS
Esses dados agora também estão acessíveis no OCCRP Aleph, ferramenta criada pelo Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), um consórcio internacional de jornalistas investigativos especializados em reportagens sobre crime organizado e corrupção. Também listas de visitantes do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada, sedes da Presidência da República do Brasil, foram incorporadas ao portal.
Veja nesta publicação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) como usar a ferramenta para acessar os dados.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.