Home > Segurança > Quem são os bandidos brasileiros mais procurados no país e no mundo? Veja lista

Quem são os bandidos brasileiros mais procurados no país e no mundo? Veja lista

///
Comentários desabilitados

Traficantes e assaltantes conhecidos, mas também milicianos, pistoleiros e bicheiros compõem a Lista de Procurados Nacional, mantida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) dentro das estratégias de combate ao crime organizado. São 24 fichados, sendo que seis deles estão presos atualmente. Porém, esses não são os únicos criminosos procurados do Brasil: a lista da Interpol tem outros 126 brasileiros, conforme apurou a agência Fiquem Sabendo.

Reportagem em parceria com o Yahoo Brasil, acesse aqui.

Não constar na lista vermelha da Interpol é um dos critérios para inclusão na base nacional de procurados, conforme explica o MJSP no próprio site: “A Lista de Procurados Nacional é elaborada a partir de metodologia específica e tem como premissas: existência de mandado de prisão aguardando cumprimento; envolvimento em crimes graves e violentos; participação direta ou indireta em organização criminosa; não constar na Lista da Interpol (Difusão Vermelha); dentre outras”.

Dos 18 foragidos na lista nacional, oito têm ordem de prisão por crime de tráfico de drogas (44%) e cinco por crime contra o patrimônio, incluindo assalto a empresa de valores e roubo de cargas (28%).

Um dos mais novos integrantes da base nacional é o traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, que está foragido desde outubro, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, concedeu habeas corpus ao criminoso, que cumpria prisão preventiva em Presidente Venceslau, interior de São Paulo. O benefício foi revogado pelo também ministro do STF, Luiz Fux, mas André do Rap conseguiu escapar. Segundo investigadores, ele saiu do país em um avião particular, que decolou do Paraná, provavelmente para o Paraguai. A Polícia Federal (PF) imediatamente pediu a inclusão do foragido nas buscas da Interpol, que o incluiu em uma “lista restrita”, segundo a PF.

Quer continuar lendo? Acesse aqui a reportagem completa no Yahoo Brasil.

Você também poderá gostar
Eleições 2020 nas capitais serão termômetro para disputa presidencial em 2022
Documentos históricos da CIA revelam tentativas de interferência no combate ao narcotráfico no Brasil
Foragidos da Justiça em São Paulo lotariam 170 presídios
Foragidos da Justiça em São Paulo lotariam 170 presídios
10 clássicos brasileiros mais procurados nas bibliotecas de SP
10 clássicos brasileiros mais procurados nas bibliotecas de SP
Polícia tem 18.419 mandados de prisão para cumprir na cidade de SP
Polícia tem 18.419 mandados de prisão para cumprir na cidade de SP