Home > Segurança > 59 ruas da Lapa e da Pompeia onde carros foram furtados em 2016

59 ruas da Lapa e da Pompeia onde carros foram furtados em 2016

59 vias da Lapa e da Pompeia onde houve furtos de veículos em 2016

Trecho da rua Tucuna, na Pompeia; via registrou furtos de veículos neste ano, segundo a polícia. Foto: Léo Arcoverde/Fiquem Sabendo

Segunda região da cidade de São Paulo com maior quantidade de furtos de veículos registrados neste ano (atrás apenas de Pinheiros), os bairros da Lapa e da Pompeia, na zona oeste, contabilizam uma média de mais de três ocorrências dessa natureza a cada 24 horas. Entre janeiro e março, foram 316.

O Fiquem Sabendo teve acesso aos boletins de ocorrência de 83 desses casos, registrados ao longo dos dois primeiros meses do ano e tabulou as 59 vias que registraram furtos de veículo no período. (Algumas dessas ruas, como a Barão de Bananal, a Tucuna e Guiara, registraram mais de um caso, o que explica a diferença entre os números.)

O acesso aos boletins de ocorrência se deu com base na Lei Federal nº 12.527 (Lei de Acesso à Informação). (Veja no infográfico abaixo a relação com todas as vias.)

59 vias da Lapa e da Pompeia onde houve furtos de veículos em 2016

Por que isso é importante?

A Constituição Federal de 1988 prevê, em seu art. 144, que a segurança pública corresponde a um “dever do Estado” e um “direito e responsabilidade de todos” e que ela é exercida “para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

O Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940) prevê, no seu art. 157, uma pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem comete o crime de roubo.

Se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, a pena é aumentada em um terço.

Secretaria diz não comentar levantamentos não oficiais e que crime está em queda na capital

A Secretaria de Estado da Segurança Pública disse por meio de nota que não comenta levantamentos não oficiais. Afirmou ainda que os furtos de veículos estão em queda em 2016.

Leia, abaixo, a íntegra da nota enviada à reportagem:

“A SSP não comenta levantamentos não oficiais. Contudo, esclarece que os furtos de veículos estão em queda na Capital. Esses crimes caíram 5,2% no primeiro bimestre de 2016 na cidade, em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso é resultado de medidas adotadas pela SSP para combater os furtos e roubos de veículos. Uma delas foi a criação da Lei dos Desmanches, que estabeleceu regras mais rígidas para o credenciamento de estabelecimentos que realizam a compra e venda de peças usadas, dificultando a receptação e a posterior venda de peças e agregados de veículos produtos de furto. Em 2015, foram fechados 144 estabelecimentos irregulares no Estado. Além disso, as policiais conseguiram recuperar 5.498 veículos no mesmo período.”

Você também poderá gostar
Marinha coloca informações sob sigilo
Marinha é responsável por 96% das informações classificadas como sigilosas
Don’t LAI to me: a primeira newsletter sobre Lei de Acesso à Informação do Brasil
CARTA ABERTA: Estados e municípios devem aceitar pedidos de informação anônimos
CPP superlotado: 10 mil vagas faltando em São Paulo