Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
SAÚDE

92,8% dos eventos sobre dengue no Ministério da Saúde ocorreram após alastramento da doença, já em 2024

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 27/03/2024
Atualizado em: 27/03/2024

Apesar do recorde de óbitos ainda em 2022 e de alertas de especialistas ao longo de 2023, a maioria das reuniões sobre a dengue no Ministério da Saúde ocorreu somente após o alastramento da epidemia neste ano.

Das 84 agendas oficiais da pasta em que a palavra “dengue” aparece na descrição ou no título do compromisso, 92,8% aconteceram somente em 2024. Dos únicos seis registros localizados no ano passado, nenhum contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade – ao menos, não há anotação em sua agenda pública.

É o que revelam dados da ferramenta Agenda Transparente, desenvolvida pela Fiquem Sabendo para monitorar audiências entre agentes públicos e privados com base em dados oficiais do Executivo federal. A lista de todos os encontros está disponível nesta planilha.

Para evitar a contagem duplicada, considerando que um evento pode ser registrado na agenda de mais de uma autoridade, cruzamos informações de 194 registros do Ministério da Saúde, das agências nacionais vinculadas à pasta e da Fundação Oswaldo Cruz desde 1º de janeiro de 2023. Devido às descrições imprecisas de algumas reuniões, podem haver outros momentos de discussão sobre o alastramento da doença não incluídos na planilha gerada pela FS a partir de buscas no Agenda Transparente com a palavra-chave 'dengue'.

Dos 78 eventos relacionados à dengue ocorridos em 2024 identificados pela Fiquem Sabendo, 73 foram registrados a partir de fevereiro. Os 26 apontamentos na agenda da ministra datam também desse mesmo período – o que não significa, necessariamente, que a ministra não estivesse diretamente envolvida no combate à dengue antes mesmo do início da epidemia.

Veja aqui os dados completos

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #119 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image