Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
MOBILIDADE URBANA

Linha de ônibus de Pirituba é a campeã de reclamações em SP

Léo Arcoverde

Publicado em: 28/05/2015
Atualizado em: 10/03/2023
Linha de Pirituba lidera ranking de queixas na cidade de SP Ônibus da linha 917H/10 (Terminal Pirituba/Metrô Vila Mariana), na avenida Paulista (região central de SP). Foto: Léo Arcoverde/Fiquem Sabendo A linha de ônibus 917H/10 (Terminal Pirituba/Metrô Vila Mariana) registrou 60 reclamações de passageiros entre janeiro e março deste ano (cinco por semana, em média), o que fez dela a linha campeã de queixas da cidade de São Paulo no primeiro trimestre. É o que aponta levantamento feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da SPTrans (empresa municipal de transporte) obtidos por meio da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). De acordo com a SPTrans, atrás dela, aparecem no ranking de reclamações as linhas 502J/10 (Estação Autódromo/Metrô Santa Cruz), com 59 queixas, e 574J/10 (Metrô Conceição/Terminal Vila Carrão), com 56 relatos (veja quais foram as dez linhas da capital paulista que receberam mais queixas de passageiros nos três primeiros meses deste ano no infográfico abaixo).reclamação de ônibus

Demora é a principal queixa

Trinta e quatro (56%) das 60 reclamações feitas pelos passageiros da linha 917H/10 (Terminal Pirituba/Metrô Vila Mariana) ao longo do primeiro trimestre tiveram como motivos o intervalo excessivo entre a passagem de um ônibus e outro (17 queixas) e o descumprimento ou a não realização de partidas programadas (17). Na prática, nesses dois casos, isso significa que o passageiro passa muito tempo à espera dos ônibus dessa linha no ponto (veja o detalhamento desses dados no infográfico abaixo). queixas O balanço da SPTrans mostra, ainda, que, ao longo do primeiro trimestre, o número de reclamações contra a linha 917H/10 (Terminal Pirituba/Metrô Vila Mariana) só aumentou: foram 18 em janeiro, 19 em fevereiro e 23 em março. Segundo a esteticista Vilma Cristina Aguiar, 51 anos, usuária dessa linha há cerca de um ano, uma consequência do intervalo excessivo entre os ônibus é a superlotação. “O ônibus demora para passar e sempre fica lotado”, diz. A auxiliar de gerência Lina Higuchi, 50 anos, mora na Vila Leopoldina, zona oeste, e há um ano utiliza essa linha para ir ao trabalho, na Bela Vista, região central. Para ela, a falta de regularidade dos ônibus é o principal problema enfrentado pelos passageiros. "Muitas vezes, chego bem mais cedo ao trabalho porque não tenho como contar com essa linha. Se a gente perde o ônibus, não tem certeza de que o próximo passará no horário", conta.

Por que isso é importante?

A Lei nº 12.587/2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, define, em seu art. 5º, inciso IV, como um dos princípios do transporte público “a eficiência, a eficácia e a efetividade” de quem presta esse serviço. Essa mesma lei prevê, em seu art. 14, inciso I, que é direito do usuário do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana “receber o serviço adequado”. Ainda de acordo com essa lei, o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana “é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do Município”. Isso inclui, por exemplo, os ônibus que circulam na capital paulista.

Fiscalização será intensificada, afirma SPTrans

A assessoria de imprensa da SPTrans disse em nota que “a relação das linhas citadas pela reportagem foi encaminhada à fiscalização" da empresa e que “as vistorias, que já são realizadas de forma permanente, serão intensificadas”. O órgão informou que a linha 917H/10 (Terminal Pirituba/Metrô Vila Mariana) “está programada para operar com intervalo de cinco minutos durante o pico da manhã e de sete minutos durante o pico da tarde”. “No entanto, em virtude do relato feito pelos passageiros à reportagem, a SPTrans irá realizar fiscalização do cumprimento de partidas e, caso constatadas irregularidades, a empresa responsável será multada.” A assessoria de imprensa da SPTrans disse que a participação dos usuários na fiscalização do sistema é de grande importância. “Todas as mensagens recebidas são utilizadas para o aprimoramento do atendimento e do sistema de transportes como um todo.” Segundo o órgão, os passageiros podem registrar suas reclamações por meio do site www.sptrans.com.br/SAC e do telefone 156. A assessoria de imprensa disse, ainda, que fiscaliza a operação das linhas “nos terminais, faixas exclusivas, corredores, ao longo dos trajetos das linhas, no interior dos veículos e nas garagens das operadoras para garantir o cumprimento dos níveis de qualidade, segurança e desempenho do sistema de municipal de transporte”.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image