Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
MEIO AMBIENTE

Fiquem Sabendo cruza base de dados de candidatos e doadores desta eleição e descobre quais já foram autuados por infrações ambientais

Equipe Fiquem Sabendo

Publicado em: 13/09/2022
Atualizado em: 13/09/2022

Cruzamos as bases de dados de candidatos e de doadores desta eleição, divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com as de multas ambientais, divulgadas pelo Ibama, com as autuações aplicadas entre 2005 a 2022.

Recomendamos a leitura dos dicionários de dados de cada uma dessa bases para entender cada coluna.

Os dados foram organizados pelo projeto Data Fixers, iniciativa de abertura de dados e documentos e documentos sobre crimes ambientais financiada pelo The Brown Institute for Media Innovation, das universidades de Columbia e Stanford, em parceria com a Fiquem Sabendo.  Se for usar estes dados, os créditos precisam ser dados da seguinte forma: “os dados foram obtidos pelo projeto Data Fixers, em parceria com a agência de dados públicos Fiquem Sabendo.”

As informações foram extraídas no dia 8 de setembro de 2022 e contemplam os dados de todos que apresentaram o nome ao TSE - o que pode incluir eventuais renúncias ou candidaturas indeferidas. Também foram incluídos todos os registros de multas, independentemente do status de pagamento. É possível que a multa esteja prescrita ou tenha sido cancelada - para isso, é preciso ver a coluna “ status débito”.

Veja os dados de candidatos aqui.

Atenção: cada linha corresponde a uma autuação. Um candidato/doador pode ter sido autuado várias vezes e, por isso, aparecer mais de uma vez no levantamento.

Veja os dados de doadores aqui.

Para cada uma das bases, de doadores e de candidatos, disponibilizamos também uma tabela resumida, sem todos as colunas, para facilitar a leitura. Veja os arquivos com a tag [RESUMIDOS]

No caso da tabela dos doadores, cada linha corresponde a uma multa, então é possível que uma mesma doação apareça tantas vezes quanto o candidato foi autuado por uma infração ambiental. Recomendamos a pesquisa do nome dos doadores no site do TSE para identificar o valor integral doado mais atualizado - uma soma das doações na nossa planilha geraria um valor incorreto.

O nome do candidato que recebeu a doação aparece na coluna NM_CANDIDATO. Já o do doador, na coluna NM_DOADOR. Há vários casos em que o candidato doou para si - e se ele já tiver sido autuado por infração ambiental no período analisado, aparecerá no nosso levantamento também. 

Para ver o código em Python usado, clique aqui (é preciso ter instalado o Google Collaboratory em seu Google Drive).

⚠️ Atenção: Não nos responsabilizamos por eventuais erros em bases de dados oficiais. Os dados aqui trazidos são integralmente baseados nas informações divulgadas pelo Ibama e pelo TSE em seus portais de dados abertos. Recomendamos que reportagens que façam uso dos dados incluíam espaço para ouvir todas as partes envolvidas.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image