Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Na última semana o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indeferiu o pedido da Petrobras para realizar atividade de perfuração marítima na bacia da Foz do Amazonas. Um dos motivos seria a falta de garantias para a fauna local em caso de acidente. Veja mais detalhes aqui.
Preparamos um levantamento de autuações ambientais que a estatal recebeu do Ibama nos últimos 30 anos. Consideramos todas as autuações na base de dados abertos que tiverem o termo "PETROBRAS" no nome do autuado.
Se quiser ver detalhes de cada multa, também é possível acessar este sistema do Ibama, clicando em Autuações Ambientais.
💡 Para quem usa Python
Se quiser atualizar os números da tabela acima, você pode usar esse notebook no Google Colab, que coleta diariamente as informações das multas e transforma em uma planilha no Google Spreadsheet. O código também pode ser adaptado para buscar outras empresas ou até mesmo pessoas físicas.
Saiba mais sobre multas ambientais neste verbete da WikiLAI.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”