Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
No dia 10 de dezembro, a Fiquem Sabendo (FS) foi homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados que marcou o Dia de Combate à Corrupção, celebrado em 09/12. Especializada no acesso a informações públicas, a organização foi reconhecida por seu trabalho em defesa da transparência pública e contra a corrupção no Brasil. A FS esteve representada por seu cofundador e diretor de Advocacy, Bruno Morassutti.
A sessão foi presidida pela deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP), com o apoio da Frente Parlamentar Mista de Fiscalização, Integridade e Transparência (FIT) da Câmara. Participaram o senador Eduardo Girão (NOVO/CE) e os deputados federais: Rosângela Moro (União/SP), Joaquim Passarinho (PL/PA), Dr. Zacharias Calil (União/GO), Alfredo Gaspar (União/AL), Chris Tonietto (PL/RJ), Gisela Simona (União/MT) e Paulo Folletto (PSB/ES). Além de jornalistas e outros representantes da sociedade civil organizada que também foram homenageados na ocasião.
Em discurso, a deputada Adriana Ventura alertou para a falta de discussão sobre temas como o combate à corrupção e a “busca de transparência, de valores e de princípios republicanos”. Mas, destacou que há muitas pessoas “que continuam lutando por transparência, lutando por integridade, pelas coisas certas”, em referência aos homenageados da solenidade.
O cofundador e diretor de Advocacy da Fiquem Sabendo, Bruno Morassutti, recebendo a placa de homenagem com os deputados Alfredo Gaspar (UNIÃO - AL) e Adriana Ventura (NOVO - SP).
O cofundador da Fiquem Sabendo fez uma breve fala e reforçou a importância de se discutir e fortalecer diariamente dispositivos como a Lei de Acesso à informação (LAI), a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei do Governo Digital. Para Morassutti, esses instrumentos cidadãos possibilitam “o desenvolvimento da nação permitindo que informações sejam utilizadas para a promoção e a proteção de direitos, mas também para novas iniciativas, avanço científico do nosso país e produzir o país que a gente efetivamente almeja viver”.
Na ocasião, também foram homenageadas as entidades: FGV Ethics, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto Ética Saúde, Instituto Não Aceito Corrupção, Transparência Brasil, Transparência Internacional, Movimento Transparência Partidária, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde e Observatório Social do Brasil.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”