Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Em março deste ano, conforme reportou o jornal O Globo, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que enviaria ao presidente Lula uma relação de terras públicas devolutas que poderiam ser destinadas a assentamentos.
Terras devolutas são áreas públicas que em nenhum momento integraram patrimônio privado e podem ser concedidas a particulares ou destinadas à reforma agrária. Segundo o jornal, a lista foi um pedido do próprio presidente.
Pedimos, então, essa lista ao Incra. A resposta? "Informa-se que os sistemas de gerenciamento de regularização fundiária não possuem base de dados com informações sobre as terras devolutas ainda existentes no país, não sendo possível fornecer essas informações no momento".
O órgão diz, ainda, que terras devolutas federais precisam passar por um longo e complexo processo para serem destinadas à reforma agrária. Veja a resposta completa aqui.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”
Este conteúdo saiu primeiro na edição #130 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.