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Metrô reduz em R$ 287 milhões gasto com expansão em um ano

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), visita canteiro de obras da futura estação Freguesia do Ó, da linha 6-laranja do metrô, na zona norte de São Paulo. Foto: Eduardo Saraiva/A2IMG (22/09/2015)

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), visita canteiro de obras da futura estação Freguesia do Ó, da linha 6-laranja do metrô, na zona norte de São Paulo. Foto: Eduardo Saraiva/A2IMG (22/09/2015)

O Metrô de São Paulo diminuiu em 27% (de R$ 1,07 bilhão para R$ 783,38 milhões) o valor investido na expansão de sua rede entre janeiro e abril de 2015 e o mesmo período deste ano.

Isso significa dizer que, em um ano, R$ 287,42 milhões foram gastos a menos na construção de novas linhas e estações.

É o que aponta levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados do metrô obtidos por meio da Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). (Veja, abaixo, a representação gráfica desses números.)

Metrô reduz em R$ 287 milhões gasto com expansão em um ano

Nenhum trecho de linha foi inaugurado em 2015

Não houve a inauguração de nenhuma nova estação do metrô em 2015.

Em agosto, o monotrilho da linha 15-prata começou a sua operação comercial, entre as estações Oratório e Vila Prudente, na zona leste. Esse trecho tinha sido inaugurado em 2014 e, desde então, estava em fase de testes, em horário reduzido, sem cobrança de tarifa.

O ano passado foi também marcado pela retração da economia do Estado de São Paulo, fortemente impactada pela crise econômica do país. O PIB (Produto Interno Bruto) paulista caiu 4,1% em relação a 2014, segundo a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), ligada ao governo estadual.

Por que isso é importante?

A Lei nº 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, define, no seu art. 5º, inciso IV, como um dos princípios do transporte público “a eficiência, a eficácia e a efetividade” de quem presta esse serviço.

Essa mesma lei diz, no seu art. 14, inciso I, que é direito do usuário do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana “receber o serviço adequado”.

Segundo essa lei, o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana “é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do Município”. Isso inclui o Metrô de São Paulo.

Investimentos variam de acordo com etapa das obras, afirma Metrô

O Metrô de São Paulo disse por meio de nota que os investimentos na expansão do sistema metroviário variam de acordo com a etapa das obras.

Leia, abaixo, a íntegra da nota que a empresa enviou à reportagem:

“Os valores investidos em uma obra do Metrô, bem como em qualquer outra obra de grande porte, seguem um planejamento anual. Os gastos empenhados são feitos de acordo com o estágio da obra. No início da implantação de uma linha os gastos são maiores e após um estágio mais avançado o valor investido tende a diminuir, o que não significa que houve um gasto efetivamente menor, mas sim proporcional ao momento e fase da obra.”

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