Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
EDUCAÇÃO

Mais de 1,1 milhão estava inadimplente no Fies em 2021, número recorde

Equipe do Fiquem Sabendo FS

Publicado em: 18/02/2022
Atualizado em: 10/03/2023

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) terminou o ano de 2021 com um recorde de 1.109.603 pessoas com contratos na fase de amortização e com atraso de pagamento a partir de 90 dias, quando se considera a inadimplência. O saldo devedor desses contratos em amortização e com mais de 90 dias de atraso é de R$ 42,6 bilhões.  Confira aqui na resposta do FNDE ao pedido da nossa equipe.

Na última semana, o governo federal regulamentou os procedimentos para a renegociação de dívidas. De acordo com as regras, os descontos variam de acordo com os dias de atraso e podem ir de 12% até 86,5% do saldo devedor.  Veja mais informações sobre a renegociação aqui. 

Veja outros  dados que já publicamos sobre a evolução da inadimplência no Fies

→ Na edição #35 da Don’t LAI to me, publicamos que, em abril de 2019, havia 434,4 mil pessoas com dívidas no país. No mesmo período, em 2020, 790 mil. Na época, o FNDE publicou recentemente uma resolução que permite a suspensão de parcelas do Fies enquanto houver o estado de calamidade pública por causa do novo coronavírus. 

→ Na edição #40 da Don’t LAI to me, contamos que a dívida do Fies estava se aproximando de R$ 30 bilhões, com quase 1 milhão de alunos endividados.

Saiba como fazer um pedido de informação para detalhar dívidas do Fies

Conheça casos concretos e veja um modelo de pedido para você mesmo checar quantos alunos do seu Estado têm dívidas no Fies, qual o valor devido, que cursos frequentam e em quais instituições.

→ Dica de leitura: Reportagem do jornalista Solano Nascimento na revista Piauí mostrou como o desmonte do programa Mais Médicos matou crianças brasileiras.

Fiscalize o poder público com a Fiquem Sabendo. Acesse aqui a nossa campanha de financiamento

______________________________________________________

Se usar as informações, dê o crédito!

ATENÇÃO: Todo o material publicado gratuitamente no nosso site ou nesta newsletter Don’t LAI to me pode, e deve, ser compartilhado! Usamos a licença “Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)", que permite a republicação/adaptação, inclusive para fins comerciais, nas seguintes condições:

-Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas";

-Incluir link para a publicação original da agência (no site ou na newsletter);

-As postagens nas redes sociais sobre as reportagens com dados obtidos pela nossa equipe devem conter menção aos perfis da agência: Twitter, Instagram, Facebook ou Linkedin.

______________________________________________________

Este conteúdo saiu primeiro na edição #73 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image