Apoie a Fiquem Sabendo
Apoie agoraEquipe Fiquem Sabendo
Um levantamento exclusivo realizado pela Fiquem Sabendo sobre o uso de celulares nas escolas das capitais brasileiras serviu de base para uma recente reportagem da Folha de S.Paulo e para o quadro Bem Estar do programa É de Casa, da Rede Globo, exibido no último sábado (16).
A pesquisa, conduzida em junho, foi baseada em respostas obtidas por meio de pedidos de informação feitos a todas as 26 capitais brasileiras. Ela revelou que ao menos 12 dessas cidades já proíbem o uso de celulares em sala de aula nas redes municipais, sendo que algumas permitem seu uso apenas em atividades pedagógicas supervisionadas pelos professores. Além disso, o levantamento também abordou a regulamentação do uso de celulares durante o recreio em diversas capitais.
Esses dados, inicialmente coletados pela Fiquem Sabendo, foram apresentados como parte das discussões sobre a aprovação da nova legislação estadual em São Paulo, que proibiu o uso de celulares nas escolas paulistas. A matéria “Ao menos 16 redes estaduais já proíbem celular em escolas mesmo antes de lei federal”, da jornalista Mariana Brasil, publicada pela Folha de S. Paulo na última terça (10), detalhou a situação em estados e capitais, enquanto o Bem Estar, quadro do É de Casa, apresentou um mapa com informações sobre as capitais que enviaram informações à Fiquem Sabendo.
Acesse a planilha com a síntese dos dados e a pasta que reúne as respostas enviadas pelas prefeituras.
Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?
Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública”