Home > Saúde > Com apoio do ICFJ, Fiquem Sabendo inaugura seção sobre dados da área da saúde em sua newsletter

Com apoio do ICFJ, Fiquem Sabendo inaugura seção sobre dados da área da saúde em sua newsletter

///
Comentários desabilitados

A Fiquem Sabendo (FS) inaugurou na 64ª edição de sua newsletter, a Don’t LAI to me, a seção “Saúde em Dados”, elaborada pela cofundadora e conselheira da FS, Fabiana Cambricoli. A novidade é resultado do apoio concedido pelo International Center for Journalists (ICFJ) a um projeto da FS, por meio da ECA Alumni Engagement Grant.

A bolsa é ofertada a jornalistas para o desenvolvimento de projetos que fomentem o jornalismo e o controle social, e será utilizada pela FS para atender cada vez mais o público da Don’t LAI to me. Com este apoio, a equipe pretende melhorar as métricas, bem como o visual e o conteúdo da newsletter.

“A parceria com o ICFJ vem em uma boa hora, pois estamos evoluindo com a newsletter, já temos mais de 6 mil assinantes de diversas áreas. E com esse apoio, poderemos melhorar cada vez mais o serviço, por meio da análise dos dados dos inscritos e também com uma oferta maior de dados abertos”, conta Toledo.

Como parte do investimento no conteúdo, o Saúde em Dados divulgou em sua estreia dados sobre cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante o primeiro ano da pandemia. A seção mostrou também, aos assinantes da Don’t LAI to me, como acessar essas informações diretamente no portal do Datasus, do Ministério da Saúde. A edição pode ser conferida neste link.

O objetivo do Saúde em Dados é apresentar análises de dados das bases públicas e, principalmente, tutoriais para jornalistas de como encontrar determinados dados no portal do Datasus com recortes regionalizados. A jornalista Fabiana Cambricoli explica: “As bases de dados disponíveis no Datasus são super ricas para entendermos e reportarmos sobre a saúde populacional e a realidade do sistema de saúde brasileiro, mas são pouco exploradas por estarem disponíveis de forma não muito amigável”.

Especializada na cobertura de saúde e ciência, Cambricoli já atuou em redações de grandes veículos, como Estadão e Grupo Folha, e foi repórter fellow na ProPublica, portal de jornalismo investigativo em Nova York.