Oficinas e palestras

Em 2020 a Fiquem Sabendo realizou 21 de oficinas/palestras/workshops, para centenas de pessoas em diversos estados brasileiros, além da participação em eventos internacionais: 

Março

Oficina “Como monitorar impactos ambientais usando a Lei de Acesso à Informação, com Bruno Morassutti (Fiquem Sabendo)“, no Open Data Day Porto Alegre, realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com apoio da Open Knowledge

Junho

Formação online unificada para jornalista: “como cobrir Primeira infância adolescência, eleições e novas formas de comunicar com o Coronavírus nas Quebradas” para veículos periféricos em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, promovido pela Énois Conteúdo. 

Julho

Painel no RedesON², evento da WeGov que reúne servidores públicos de todo país.

Módulo “Lei de Acesso à Informação” do Curso Virtual Jornalismo e Territórios RJ, para veículos de notícias da periferia do Rio de Janeiro, coordenado pela Énois Conteúdo.

Agosto

Oficina “Dados Abertos, Transparência Ativa e Passiva, Lei de Acesso à Informação, Cidadania. O que isso tem a ver com você, servidor da Justiça Federal?”, organizado pela Justiça Federal do Espírito Santo.

Setembro

Mediação da mesa “O trabalho de quem recebe os pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI)” no 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), realizado virtualmente.

Módulo Lei de Acesso à Informação do curso online “Jornalismo de Dados para Coberturas Locais” promovido pela Escola de Dados (Open Knowledge Brasil). 

Painel “International Day for Universal Access to Information: conversation for Check Global Network initiative at Meedan“, evento global da Meedan realizado via Zoom. 

Painel “Los desafíos de investigar el poder“, evento online latino americano organizado pela instituição Distintas Latitudes, como parte da série Periodismos Posibles. 

Outubro

Aula online ao vivo como conclusão do Módulo 5 do curso “Jornalismo de Dados para Coberturas Locais”, promovido pela Escola de Dados (Open Knowledge Brasil).

Palestra “Barreiras da LAI: os obstáculos para se obter informações públicas e torná-las úteis para a sociedade“, durante VII Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos nas Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil, realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Painel “Experiências de monitoramento e controle social de dados e informações” e palestra “Monitoramento e controle social de dados e informações” no X Seminário de Observatórios, realizado virtualmente pela Rede de Observatórios Sociais na Unisinos Lab.

Participação no Programa Virtual de Liderança para Visitantes Internacionais (IVLP) “Transparency and Accountability in Government”, promovido pelo Departamento de Estado do Estados Unidos em parceria com a CRDF Global. 

Novembro

Mesa Redonda “Os desafios da transformação digital nos municípios brasileiro“, na Python Br com nossa cofundadora e diretora Maria Vitória Ramos, Márcio Coimbra (Interlegis) e Luís Kimaid (Bússola Tech), mediada pelo Mário Sérgio Queiroz. 

Apresentação na cerimônia de abertura do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, com o “caso pensionistas” como finalista na categoria Dados Abertos, durante o Coda.Br 2020, realizado pela Escola de Dados com apoio da Abraji e Transparência Brasil

Audiência Pública “O que falta para que a Lei de Acesso à Informação seja cumprida de uma forma mais completa?“, da Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção da Câmara dos Deputados

Participação na 3ª Oficina do Projeto Siga 2035 do Arquivo Nacional “Relação do usuário com a informação produzida pelo Estado frente às mudanças sociais” e 5ª Oficina “Tecnologia e Inovação que impactam a gestão de documentos e arquivos”. 

Dezembro

Apresentação da organização no evento Conexões Ling, promovido pelo Instituto Ling, com nosso cofundador Luiz Fernando Toledo. Evento online, por Zoom.

Workshop sobre a LAI para o Curso Estado de Jornalismo Econômico, com os trainees de Economia do Estadão/FGV, com nosso cofundador Luiz Fernando Toledo. Evento online, por Zoom.

Painel “Transparência Algorítmica e Uso de Inteligência Artificial pelo Poder Público” para o mês Dezembro Transparente, organizado pela Transparência Brasil

 

Painel “Transparência e Combate à Corrupção – LabTalks“, do LabHacker da Câmara dos Deputados

Em 2019 tivemos o prazer de compartilhar o que aprendemos com a prática diária em oficinas, palestras e workshops para centenas de pessoas em 4 estados do Brasil e até nos Estados Unidos!

Março – Logo no começo do ano fomos aos Estados Unidos apresentar o Fiquem Sabendo no Coloquio Iberoamericano de Periodismo Investigativo, parte do International Symposium on Online Journalism – ISOJ, sediado na Universidade do Texas (Austin, Texas).

Também participamos a edição 25 da Cerveja com Dados, evento organizado pela Escola de Dados, na sede do Google Brasil (São Paulo, SP). 

Junho –  Com um total de aproximadamente 140 pessoas, fizemos 3 oficinas no 14º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji, sediada na Universidade Anhembi-Morumbi (São Paulo, SP).

Julho – Participamos do 17º Seminário Nacional de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) (Rio de Janeiro, RJ).

Agosto – Fomos apoiadores oficiais e preparamos uma oficina especial sobre a aplicação da LAI para reportagens de educação para o 3° Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca (São Paulo, SP)

https://youtu.be/rG9Bzc99JLA

Também em agosto teve oficina para o curso “Jornalismo e Periferias”, destinado para coletivos de jornalismo periféricos de SP, organizado Abraji em parceria com a Énois – Agência de Jornalismo e o Google News Initiative (São Paulo, SP).

https://twitter.com/abraji/status/1157697027767185408

Setembro  A convite da Controladoria-Geral da União (CGU) viajamos a Brasília para apresentar nosso trabalho no 7º Encontro RedeSIC, realizado em parceria com o Ministério da Economia (ME), na Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (Brasília, DF).

Em setembro também viajamos para Floripa para debater acesso à informação e fake news no Festival Social Good Brasil (Social Good Brasil) e participar do evento de 10 anos do Objethos, nossos parceiros da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Florianópolis, SC).

Outubro – No Rio de Janeiro participamos do Festival 3i, no Espaço Google News Initiative (Rio de Janeiro, RJ).

Também teve em outubro a oficina para a nova geração de muralistas, na sede da Agência Mural (São Paulo, SP).

Novembro – Fechamos o ano de 2019 com uma oficina na Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais – CodaBR, promovida pela Open Knowledge Brasil e sediada na ESPM (São Paulo, SP).

Apoie o Fiquem Sabendo

 

Apoie a Fiquem Sabendo na batalha pelo acesso à informação!