Nossa equipe

Diretoria

Maria Vitória Ramos, diretora do Fiquem Sabendo

Maria Vitória Ramos

É cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo, agência de dados independente especializada no acesso à informação. Faz parte das Chicas Poderosas, instituição global que promove a liderança feminina na mídia. É alumni do International Visitor Leadership Program virtual "Transparency and Accountability in Government", do Departamento de Estado dos Estados Unidos, e do programa "Product Immersion for Small Newsrooms", da Newmark Graduate School of Journalism em parceria com News Catalyst e Google News Initiative. Formada pela Faculdade Cásper Líbero, foi repórter da Ponte Jornalismo e é autora de "Indigentes: o Estado que enterra sem avisar", livro-reportagem selecionado para a 4ª Feira de Direitos Humanos da Conectas e publicado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Léo Arcoverde em preto e branco

Léo Arcoverde

É cofundador da Fiquem Sabendo e produtor de reportagem na GloboNews. Já escreveu para Folha de S. Paulo, Correio Braziliense e O Lance! Trabalhou nas revistas Caros Amigos e Retrato do Brasil, além do jornal Agora São Paulo. Foi redator da coleção A Ditadura Militar no Brasil (Caros Amigos Editora). Já escreveu para a revista italiana Internazionale.

Luiz Fernando Toledo

É cofundador e editor da Fiquem Sabendo. Jornalista especializado em transparência pública e um dos diretores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). É mestre pela FGV-SP em Administração Pública e Governo, com pesquisas sobre sigilo de documentos nas Forças Armadas brasileiras, e faz um segundo mestrado, em jornalismo de dados (Master of Science), na Universidade de Columbia, em Nova York (2021-2022), com bolsa integral. Foi finalista do Sigma Awards em 2020, 2021 e 2022, prêmio do European Journalism Centre que valoriza os principais trabalhos de jornalismo de dados no mundo, e de mais de 20 prêmios jornalísticos, bolsas de estudos e menções honrosas. Foi repórter do Estadão e do Estadão Dados, produtor sênior da TV Globo, produtor especialista em jornalismo investigativo e de dados na CNN Brasil e o primeiro editor brasileiro da Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), consórcio internacional de jornalistas investigativos com cobertura em mais de 40 países. Foi pesquisador-visitante na Universidade de Oxford (Reuters Institute for the Study of Journalism, 2021) por um semestre e fellow do International Center for Journalists (2018). É bolsista do programa Jornalista de Visão, do Instituto Ling (2019), um dos mais prestigiados programas de bolsas para jornalistas no Brasil, e do Person of the Year Fellowship (POY), da Brazil American Chamber of Commerce, que premia estudantes de mestrado em prestigiadas universidades americanas que tenham excelente desempenho acadêmico e potencial de liderança.

Bruno Morassutti

É cofundador e coordenador de advocacy da Fiquem Sabendo. Advogado, especialista em Direito Processual Civil e Direito Público. Mestre em Direito. É pesquisador e ativista na área de transparência pública e dados abertos, colaborando com diversas iniciativas nessas áreas.

Equipe

Taís Seibt

É repórter e gerente de projetos da Fiquem Sabendo. Doutora em Comunicação pela UFRGS, atua como jornalista desde 2004, foi repórter e editora no jornal Zero Hora, entre 2008 e 2015, já assinou trabalhos como freelancer para O Estado de S. Paulo, O Globo, BBC Brasil, The Intercept e Agência Pública. Sua tese de doutorado sobre fact-checking recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020. Lidera a iniciativa Afonte Jornalismo de Dados para promoção de conhecimento com e sobre dados no jornalismo, também é professora de jornalismo digital e de dados da Unisinos (RS), Cásper Líbero (SP) e IDP (Brasília).

Bernardo Baron

É cientista de dados da Fiquem Sabendo. Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo, trabalha desde 2016 com tecnologia cívica e dados abertos. Atualmente, trabalha também como cientista de dados na Impulso Gov e é embaixador de tecnologia cívica da Open Knowledge Brasil.

Natália Santos

É repórter da Fiquem Sabendo. Jornalista formada pela Unesp de Bauru e pesquisa Imprensa Negra pelo NeoCriativa, grupo de pesquisa sobre Economia Criativa da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp Bauru, em conjunto com a agência de jornalismo Alma Preta e o Instituto Ibirapitanga.

Jessica Botelho

É pesquisadora da Fiquem Sabendo. Pesquisadora no Atlas da Notícia. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - com projeto de tese sobre desinformação e desmatamento no Pará. Mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas.

Adriana Misiunas

É gerente administrativo-financeiro da Fiquem Sabendo .Psicóloga formada pela Universidade Paulista e pós graduada em Administração de Recursos Humanos na FAAP, com mais de 20 anos dedicados ao setor de Recursos Humanos e área organizacional de empresas. Trabalhou em grandes empresas nacionais e multinacionais na área de RH e nos últimos anos fez parte do Projeto Comprova e desempenhou funções administrativas na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI).

Bárbara Libório

É consultora de metodologias ágeis da Fiquem Sabendo. Jornalista especializada em investigação e dados pela Universidad Rey Juan Carlos e pela escola de jornalismo da Unidad Editorial. É coordenadora e professora do MBA em Jornalismo de Dados do IDP. É gerente de projetos que unem jornalismo e tecnologia na Revista AzMina. Foi editora do Aos Fatos, da Época e do Canal Meio. Como repórter, passou por IstoÉ, iG e Folha de S.Paulo. Ganhou prêmios internacionais como o Prêmio de Jornalismo Gabriel García Márquez e nacionais como o Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. É fellow do Edward Murrow Program e foi bolsista da Fundación Carolina. É scrum master e mestranda em Mídias Criativas na UFRJ.

Manuella Caputo

É estagiária de Comunicação da Fiquem Sabendo e pesquisadora de iniciação científica do MediaLab.UFRJ. Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela ECO/UFRJ.

Victor Torquato

É estagiário de Direito da Fiquem Sabendo. Graduando em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, apaixonado por direito administrativo e pelo controle social.

Voluntários

Luciano Pádua

Editor-chefe JOTA PRO em São Paulo. Responsável pela edição dos alertas e de relatórios do JOTA PRO, além de fazer atendimento de demandas dos assinantes. Foi editor-assistente de editorias especiais do JOTA. Cobriu polícia, política e economia nacional nas revistas VEJA, Exame, Jornal do Brasil e O Antagonista.

Beatriz Farrugia

É jornalista, especialista em Relações Internacionais pela FGV-SP e mestranda em Jornalismo de Dados pela Birmingham City University (BCU). Foi repórter e editora da agência italiana ANSA, atuando em grandes coberturas internacionais. Foi docente de Jornalismo Digital, Jornalismo Internacional e Jornalismo de Dados na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É coautora do livro "1950: O Preço de uma Copa" e fundadora do projeto "O Preço de uma Copa".

Conselho Institucional

Fabiana Cambricoli

É conselheira consultiva da Fiquem Sabendo . É repórter do caderno Metrópole do Estadão, onde cobre principalmente saúde, com foco em dados e políticas públicas. É formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP e mestra em saúde pública pela mesma universidade. Antes de ir para o Estadão, trabalhou no Grupo Folha e colaborou com publicações como a Revista Exame. Em 2017, ganhou uma bolsa do governo americano para passar um mês na redação da ProPublica, portal de jornalismo investigativo sediado em Nova York.

Mariana Poli

É conselheira consultiva da Fiquem Sabendo. Editora das revistas Você S/A e Você RH. Jornalista especializada em mercado de trabalho, carreira e gestão de pessoas,  coordena as pesquisas 150 Melhores Empresas para Trabalhar e As Melhores Empresas para Começar a Carreira. Trabalhou no jornal Agora São Paulo, do Grupo Folha, e no portal R7, da Record.

Eloísa Machado de Almeida

É conselheira fiscal da Fiquem Sabendo. Doutora em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Política Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Direito pela PUC-SP e formação em Ciências Sociais pela USP. Foi coordenadora de litigância estratégica da Conectas Direitos Humanos de 2003 a 2009. É professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO SP (GVlaw), conselheira do Instituto Pro Bono, advogada e consultora em projetos internacionais.

Conselho Jurídico