Nossa equipe

Diretoria

Maria Vitória Ramos, diretora do Fiquem Sabendo

Maria Vitória Ramos

É cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo, agência de dados independente especializada no acesso à informação. Faz Chicas Poderosas, instituição global que promove a liderança feminina na mídia, e é alumni do International Visitor Leadership Program virtual "Transparency and Accountability in Government", do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Formada pela Faculdade Cásper Líbero, foi repórter da Ponte Jornalismo e é autora de "Indigentes: o Estado que enterra sem avisar", livro-reportagem selecionado para a 4ª Feira de Direitos Humanos da Conectas e publicado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Léo Arcoverde em preto e branco

Léo Arcoverde

É cofundador da Fiquem Sabendo e produtor de reportagem na GloboNews. Já escreveu para Folha de S. Paulo, Correio Braziliense e O Lance! Trabalhou nas revistas Caros Amigos e Retrato do Brasil, além do jornal Agora São Paulo. Foi redator da coleção A Ditadura Militar no Brasil (Caros Amigos Editora). Já escreveu para a revista italiana Internazionale.

Jornalista Luiz Fernando Toledo

Luiz Fernando Toledo

É cofundador e editor da Fiquem Sabendo. Jornalista especializado em transparência pública e um dos diretores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). É mestre pela FGV-SP em Administração Pública e Governo, com pesquisas sobre sigilo de documentos nas Forças Armadas brasileiras, e faz um segundo mestrado, em jornalismo de dados (Master of Science), na Universidade de Columbia, em Nova York (2021-2022). Finalista do Sigma Awards em 2020 e 2021, prêmio do European Journalism Centre que valoriza os principais trabalhos de jornalismo de dados no mundo, e de 11 prêmios jornalísticos e menções honrosas. Tem experiência como repórter do Estadão e Estadão Dados, produtor sênior da TV Globo, produtor especialista em jornalismo investigativo e de dados na CNN Brasil e editor do Brasil na Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), consórcio internacional de jornalistas investigativos em mais de 40 países. Foi fellow na Universidade de Oxford (Reuters Institute for the Study of Journalism 2021) e do International Center for Journalists (2018). É bolsista do programa Jornalista de Visão, do Instituto Ling (2019).

Bruno Morssutti advogado fo Fiquem Sabendo

Bruno Morassutti

É cofundador e coordenador de advocacy da Fiquem Sabendo. Advogado, especialista em Direito Processual Civil e Direito Público. Mestre em Direito. É pesquisador e ativista na área de transparência pública e dados abertos, colaborando com diversas iniciativas nessas áreas.

Equipe

Taís Seibt Fiquem Sabendo

Taís Seibt

É repórter e gerente de projetos da Fiquem Sabendo. Doutora em Comunicação pela UFRGS, atua como jornalista desde 2004, foi repórter e editora no jornal Zero Hora, entre 2008 e 2015, já assinou trabalhos como freelancer para O Estado de S. Paulo, O Globo, BBC Brasil, The Intercept e Agência Pública. Sua tese de doutorado sobre fact-checking recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020. Lidera a iniciativa Afonte Jornalismo de Dados para promoção de conhecimento com e sobre dados no jornalismo, também é professora de jornalismo digital e de dados da Unisinos (RS), Cásper Líbero (SP) e IDP (Brasília).

Bernardo Baron

É cientista de dados na Fiquem Sabendo. Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo, trabalha desde 2016 com tecnologia cívica e dados abertos. Atualmente, trabalha também como cientista de dados na Impulso Gov e é embaixador de tecnologia cívica da Open Knowledge Brasil.

Natália Santos

É repórter na Fiquem Sabendo. Jornalista formada pela Unesp de Bauru e pesquisa Imprensa Negra pelo NeoCriativa, grupo de pesquisa sobre Economia Criativa da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp Bauru, em conjunto com a agência de jornalismo Alma Preta e o Instituto Ibirapitanga.

Jessica Botelho

É pesquisadora na Fiquem Sabendo. Pesquisadora no Atlas da Notícia. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - com projeto de tese sobre desinformação e desmatamento no Pará. Mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas.

Adriana Misiunas Fiquem Sabendo

Adriana Misiunas

É gerente administrativo-financeiro na Fiquem Sabendo .Psicóloga formada pela Universidade Paulista e pós graduada em Administração de Recursos Humanos na FAAP, com mais de 20 anos dedicados ao setor de Recursos Humanos e área organizacional de empresas. Trabalhou em grandes empresas nacionais e multinacionais na área de RH e nos últimos anos fez parte do Projeto Comprova e desempenhou funções administrativas na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI).

Bárbara Libório

É consultora de metodologias ágeis na Fiquem Sabendo. Jornalista especializada em investigação e dados pela Universidad Rey Juan Carlos e pela escola de jornalismo da Unidad Editorial. É coordenadora e professora do MBA em Jornalismo de Dados do IDP. É gerente de projetos que unem jornalismo e tecnologia na Revista AzMina. Foi editora do Aos Fatos, da Época e do Canal Meio. Como repórter, passou por IstoÉ, iG e Folha de S.Paulo. Ganhou prêmios internacionais como o Prêmio de Jornalismo Gabriel García Márquez e nacionais como o Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. É fellow do Edward Murrow Program e foi bolsista da Fundación Carolina. É scrum master e mestranda em Mídias Criativas na UFRJ.

Manuella Caputo

É estagiária de Comunicação da Fiquem Sabendo e pesquisadora de iniciação científica do MediaLab.UFRJ. Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela ECO/UFRJ.

Victor Torquato

É estagiário de Direito na Fiquem Sabendo. Graduando em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, apaixonado por direito administrativo e pelo controle social.

Voluntários

Luciano Pádua

Editor-chefe JOTA PRO em São Paulo. Responsável pela edição dos alertas e de relatórios do JOTA PRO, além de fazer atendimento de demandas dos assinantes. Foi editor-assistente de editorias especiais do JOTA. Cobriu polícia, política e economia nacional nas revistas VEJA, Exame, Jornal do Brasil e O Antagonista.

Beatriz Farrugia

Beatriz Farrugia

É jornalista, especialista em Relações Internacionais pela FGV-SP e mestranda em Jornalismo de Dados pela Birmingham City University (BCU). Foi repórter e editora da agência italiana ANSA, atuando em grandes coberturas internacionais. Foi docente de Jornalismo Digital, Jornalismo Internacional e Jornalismo de Dados na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É coautora do livro "1950: O Preço de uma Copa" e fundadora do projeto "O Preço de uma Copa".

Conselho Institucional

Fabiana Cambricoli é do Fiquem Sabendo

Fabiana Cambricoli

É conselheira consultiva na Fiquem Sabendo . É repórter do caderno Metrópole do Estadão, onde cobre principalmente saúde, com foco em dados e políticas públicas. É formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP e mestra em saúde pública pela mesma universidade. Antes de ir para o Estadão, trabalhou no Grupo Folha e colaborou com publicações como a Revista Exame. Em 2017, ganhou uma bolsa do governo americano para passar um mês na redação da ProPublica, portal de jornalismo investigativo sediado em Nova York.

Mariana Poli

É conselheira consultiva na Fiquem Sabendo. Editora das revistas Você S/A e Você RH. Jornalista especializada em mercado de trabalho, carreira e gestão de pessoas,  coordena as pesquisas 150 Melhores Empresas para Trabalhar e As Melhores Empresas para Começar a Carreira. Trabalhou no jornal Agora São Paulo, do Grupo Folha, e no portal R7, da Record.

Equipe do Fiquem Sabendo tem a advogada Heloísa Machado

Eloísa Machado de Almeida

É conselheira fiscal na Fiquem Sabendo. Doutora em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Política Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Direito pela PUC-SP e formação em Ciências Sociais pela USP. Foi coordenadora de litigância estratégica da Conectas Direitos Humanos de 2003 a 2009. É professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO SP (GVlaw), conselheira do Instituto Pro Bono, advogada e consultora em projetos internacionais.

Conselho Jurídico