Apoie a Fiquem Sabendo

Apoie agora
agenda transparente - um serviço da fiquem sabendo
Quem Somos
Contato
Eixos
Projetos
Publicações
Apoie
GASTOS PÚBLICOS

Gestão Doria diz não ter nenhum dado sobre panes em faróis desde a sua posse

Léo Arcoverde

Publicado em: 31/03/2017
Atualizado em: 10/03/2023
Gestão Doria diz não ter nenhum dado sobre panes em semáforos desde a sua posse O prefeito da cidade de São Paulo, João Doria (PSDB). Foto: Cesar Ogata/SECOM (30/03/2017) Os dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sobre panes em semáforos mais atualizados são de novembro de 2016. Foi o que a gestão João Doria (PSDB) informou nesta quarta-feira em resposta a um questionamento feito pelo Fiquem Sabendo no dia 27 de fevereiro com base na Lei de Acesso à Informação. A CET afirmou no 30º e último dia do prazo previsto pela Lei de Acesso para responder que não possui dados sobre falhas em faróis da capital paulista de dezembro de 2016 (último mês da gestão Fernando Haddad) para cá. Nesse pedido, a reportagem solicitou dados mensais sobre a quantidade de panes em semáforos no período entre janeiro de 2013 a fevereiro de 2017. Durante a gestão Fernando Haddad, a reportagem fez 12 pedidos semelhantes a esse _cada um se referia a um período diferente. Onze deles foram respondidos sem a necessidade de interposição de recurso. No outro, a resposta foi enviada em resposta a um recurso em primeira instância. Com base nessas informações, o Fiquem Sabendo publicou seis reportagens diferentes sobre o assunto. Em todas elas, mostrou a evolução da quantidade de panes por período. A primeira reportagem foi publicada no dia 26 de maio de 2015, data em que o Fiquem Sabendo entrou no ar. Nela, além de mapearmos os dez cruzamentos da cidade com mais panes registradas naquela época, informamos que um dos motivos do nosso acompanhamento era que a reforma dos faróis de um total de 4.800 cruzamentos da capital paulista, custaria R$ 220 milhões. São Paulo possui cerca de 6.000 cruzamentos com semáforos instalados. Esse contrato se encerrou no fim do ano passado. Agora, dada a recusa da gestão João Doria em divulgar esse tipo de informação, o Fiquem Sabendo não consegue dar continuidade a seu trabalho de verificação do ritmo atual de panes nos semáforos da cidade.

Informações defasadas

Levando-se em conta que, em pleno dia 31 de março, a gestão João Doria diz possuir como dados mais atualizados as panes de novembro de 2016, isso significa uma defasagem de ao menos 90 dias (de 1º de dezembro a 28 de fevereiro) sem informação desse indicador. Em um dos 12 pedidos respondidos pela gestão anterior, a prefeitura informou, no dia 6 de junho de 2016, os dados referentes até o mês de abril. Ou seja: 37 dias depois, todas as informações sobre o assunto então solicitadas já estavam disponíveis à divulgação. A reportagem interpôs recurso para que a gestão João Doria reveja a sua posição e divulgue, finalmente, os dados solicitados. O prazo para que o pedido seja atendido se encerra no dia 5 de abril.

Quer fazer parte da batalha pela transparência pública?

Apoie a Fiquem Sabendo

Se usar as informações, dê o crédito!

Todas as republicações ou reportagens feitas a partir de dados/documentos liberados pela nossa equipe devem trazer o nome da Fiquem Sabendo no início do texto, com crédito para: “Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas”. Acesse aqui o passo a passo de como creditar nas publicações.

Este conteúdo saiu primeiro na edição #66 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.


Você também pode gostar

Quem Somos

SobreEquipePrestação de Contas

Projetos

Ver todos

Fiquem Sabendo - 2023 - Todos os Direitos Reservados

footer image